Boa tarde leitores desse humilde blog! Finalmente terminei de ler 150 Anos de Subúrbio Carioca e posso dizer que gostei muito. Conheci um pouco mais da história do subúrbio carioca e dos não tão subúrbios assim. Espero que gostem da resenha e se animem a ler esse livro também.
SINOPSE
Este livro busca lança luz sobre aspectos menos visíveis ou menos (re)conhecidos da geografia e da sociedade dos subúrbios cariocas, indicar horizontes de análise mais amplos que permitam avistá-lo em sua complexidade mediante novos estudos e releituras. É uma reunião de trabalhos apresentados no colóquio 150 anos de subúrbio carioca, realizado em novembro de 2008, na Universidade Federal Fluminense (UFF), pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas (Nepur), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da UFF. A proposta do colóquio foi buscar um recorte inter e multidisciplinar dos subúrbios cariocas reunindo pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Objetivou-se um olhar critico sobre o subúrbio, conceito clássico e consagrado às disciplinas urbanas, e, em particular, a noção de subúrbio carioca, muito estigmatizada e fortemente marcada em seu contorno pelos rumos tomados pela segregação socioespacial na cidade do Rio de Janeiro. Trazer à tona esse debate e desconstruir a ideia de subúrbio como região carente, despossuída de valor para nossa sociedade, cultura, história e geografia, foi parte do nosso propósito.
Autor: Alfredo César Tavares de Oliveira, Almir Chaiban El-Kareh, Antônio José Pedral Sampaio Lins, Laura Antunes Maciel, Luiz Claudio Motta Lima, Maria Laís Pereira da Silva, Rolf Ribeiro de Souza (Márcio Piñon de Oliveira e Nélson da Nóbrega, organizadores)
Editora: Lamparina e EdUFF
Páginas: 253
Capítulos: -
Série: Não
Temas: Subúrbio, Geografia, Urbanismo, História