Google+

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Uma breve retrospectiva de 2016

Bom dia pessoal, tudo bem? Como prometi, cá estou eu escrevendo nesse amado blog (que ficou um bom tempo abandonado). Primeiro, peço desculpas se o texto estiver uma porcaria, mas meu notebook tá ruim e eu estou usando outros meios para escrever aqui, ok?

Bom, eu vou aproveitar essa postagem para falar um pouco do que aconteceu comigo durante o ano de 2016 e que me levou ao sumiço daqui. Em 2015, precisamente em maio, concluí o mestrado em Engenharia de Transportes. Nesse mesmo ano, eu também fui aprovada para cursar o doutorado em Engenharia de Defesa com direito a bolsa de estudos, porém eu precisaria concluir o mestrado no prazo que a instituição me deu. Eu cumpri minha parte, a instituição não. Ainda briguei pelo meu direito até o primeiro trimestre de 2016, mas larguei tudo por falta de $$ e de paciência para levar isso adiante. Já havia enterrado meus sonhos com o gasto total das minha economias. 

Durante o ano de 2016, minha vida financeira e psicológica ficou (e está) em altos e baixos constantes. Apesar de estar cuidando mais da minha saúde (entrei num grupo de emagrecimento e já eliminei quase 20 kgs em um 1 ano e meio, mais ou menos), eu me anulei em outros aspectos. Deixei de lado meus hobbies, minhas leituras e fui afundando em tristeza. Não conseguia (e ainda é difícil conseguir) achar graça em muitas coisas que curtia há pouco tempo atrás.

Sem emprego fixo, e com a crise financeira ai na nossa cara, eu estou dependente completamente dos meus pais, o que tem me deixado muito pra baixo. Sim, estou procurando emprego, aceitando freelance e prestando concurso público, seja na minha área ou não (principalmente se for região serrana). De todos os que fiz, fiquei melhor classificada no concurso da Prefeitura de Guapimirim, com o 6º lugar. Porém, como sempre acontece nos concursos voltados para arquitetura: o número de vagas é ínfimo e o salário é baixo. Raras são a prefeituras que pagam mais de R$ 3000. Paraty foi a única que vi que colocou um bom salário. Resultado: a procura foi enorme, óbvio! E essa realidade tem me desmotivado e muito a seguir na arquitetura. 

Como um plano B para minha vida, eu resolvi prestar vestibular novamente, mas dessa vez nada de faculdade presencial. Aderi ao modo semipresencial (não é completamente EAD porque há atividades presenciais, além das provas). Sem muita pretensão, fiz o vestibular para o consórcio CEDERJ, para o curso de Pedagogia oferecido pela UERJ (sim, é um consórcio de faculdades públicas aqui do Rio de Janeiro, com vários cursos - sendo a  maioria licenciatura - e pólos espalhados pelo estado). Resultado: aprovada dentro do número das vagas oferecidas para ampla concorrência. Fiquei tão feliz! Nem acreditei que consegui uma singela vitória nesse ano horroroso! Já estou matriculada e com as apostilas do período em mãos. Espero me adaptar ao modelo, pois é minha primeira vez com EAD. Agradeço a minha sogra, dona Letícia, e ao meu amor, Bruno. Eles me incentivaram nessa busca pelo plano B.

Se eu irei abandonar arquitetura para sempre? Só o futuro poderá dizer, mas por ora não. Preciso fazer caixa né? Preciso de ter $$ para construir meus sonhos. Enquanto isso, eu vou batalhando para buscar meu lugar ao sol (mas não esse sol infernal do RJ, porque ninguém merece!). Vou seguindo em frente, tentando manter a fé que 2017 será um ano de vitórias. Tudo há de melhorar, nem que eu tenha que pular milhões de ondas na praia para isso 😋.

Bom, pessoal fico por aqui. Aos poucos vou postando coisas novas, resenhas de livros e filmes, textos soltos, coisa pessoal. Quem sabe mudo o visual desse cantinho (confesso que eu já cansei desse layout), volto a escrever meus contos. Volto a ser a pessoa feliz que era bem antes. 

5 comentários:

  1. Own minha querida.. Fiquei tão feliz e emocionada pois voltou a escrever em seu blog porque te inspirei.. Bom saber que inspiro você e demais pessoas. Eu trabalhava numa área que não tinha nada haver comigo, em uma empresa de informática que desenvolvia software. Eu era analista de teste, ficava o dia todo testando os softwares.. A gente que não é dessa área de informática odeia né? E não era diferente comigo, fiquei por quase 5 anos nessa empresa. Comecei outra faculdade trabalhando nela, e agora no fim do ano fui mandada embora finalmente. Pode parecer estranho dar graças a Deus por ter sido mandada embora em época de crise, mas pior que fiquei feliz da vida. Eu tinha um emprego que já me fazia mal, quantas vezes cheguei em casa chorando porque não queria estar ali, por não entender o rumo que minha vida tomou pra eu ter parado numa empresa de informática. Odiava domingo à noite, dormia tarde da noite nesse dia porque na minha cabeça não queria que chegasse a segunda-feira. Chegava no trabalho com vontade de ir embora, a semana demorava a passar. Quando fui mandada embora, posso dizer que fiquei até mais leve. Até minhas frequentes dores de cabeça pararam..
    Agora estou na expectativa para 2017, creio que será um ano maravilhoso e se Deus quiser, vou conseguir algo como professora, ou dentro de uma escola, ou até mesmo dando aulas particulares.
    Muito bom encontrar pessoas como você que nos dar força diariamente.. Acho que é uma ajuda mútua, todos se ajudam de alguma forma, seja com dicas, algumas palavras, enfim..
    Ahhh, e continue escrevendo aqui no blog, vou sempre passar para ler e comentar!
    Superrrrrrr beijo!

    ResponderExcluir
  2. ps. Agora que vi que escrevi "haver".. Desculpa, é "a ver".. Nada a ver comigo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Carol! Adorei seu blog! Eu me identifiquei bastante com seu post. Venho de uma área com muita concorrência em concursos e salários baixos (apesar do que muitos pensam), desanimei por completo, não via mais sentido em continuar...o salário nem era o motivo real, mas a ideologia de se fazer algo onde eu pudesse ver resultados benéficos na vida de alguém (louco, não?). Decidi voltar à Letras, amor bandido rsrs mas voltei. 3x trancado e desta última voltei pra valer, seguindo, cada vez na certeza que será concluído. Infelizmente, no início eu não tive maturidade de deixar para trás os velhos sonhos, aqueles que não deram certo, por alguma razão. Eu ficava arrastando correntes e por isso a coisa não andava. Agora, entrei de cabeça, corpo e membros e estou muito feliz.Ainda que os dados da área de educação sejam negativos e alarmantes, eu vejo uma luz nesta jornada.
    Continue escrevendo, voltarei sempre.
    Enorme beijo,
    Aline (allaboutenglish)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda! Acabei de comentar em uma postagem no seu blog. Você citou um dos motivos de eu estar desmotivada com arquitetura e animada com pedagogia: fazer algo que fosse ajudar alguém! Eu sei que salário de professor é baixo - e o de professor das séries iniciais é pior ainda - mas acho que me encontrarei na área porque verei que estou ajudando alguém.
      Eu pretendo voltar a escrever no blog, meu período terminou (não oficialmente, mas pra mim já) e estou me forçando a fazer coisas que eu gostava de fazer antes. Então vou tentar agitar esse cantinho de novo.
      Obrigada de montão por ter comentado.
      Bjs!!

      Excluir

Não se acanhem, podem comentar à vontade