Google+

segunda-feira, 24 de março de 2014

Resenha: A Arma Escarlate

Olá turma! Quanto tempo né? *sacudindo a poeira*

Terminei de ler o primeiro livro do ano (sim, eu sou lenta demais) e estou aqui para fazer a resenha dele. É uma obra nacional e muito boa, da fofíssima Renata Ventura. Espero que curtam a resenha de A Arma Escarlate.

O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo.
Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que ameaça sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.


Autor: Renata Ventura
Editora: Novo Século (Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira)
Páginas: 552
Capítulos:
Série: Sim (livro 1)
Temas: Ficção, Bruxos, Magia, Drogas, Escola, Favela





Primeiramente, um muito obrigada a Renata por me fazer ler um livro no estilo de Harry Potter e não me fazer enjoar. Ela conseguiu fazer com que eu gostasse tanto que já estou aguardando o próximo. :D

O protagonista da história é Idá, ou melhor Hugo,um jovem de 13 anos que descobre-se bruxo em um dia em que está de olheiro para o tráfico. Sim, o cenário inicial, e diria até principal, é a favela Santa Marta (ou seria Dona Marta? Sempre confundo o nome do morro com o da favela), onde o jovem bruxo mora com a mãe e a avó.

O bruxinho não acredita muito na carta que recebeu e reluta até que num momento a polícia invade o morro. Ele, pra se vingar de um desafeto, o entrega para a policia (depois de uns sopapos) e foge do local, como medo da represália que poderia receber.

Vagando até o endereço indicado na carta, Hugo encontra um ser estranho que o guia (com um empurrão) até o SubSaara (lembra muito o nosso Saara, para quem é do Rio de Janeiro). Faz as compras contidas na lista de material escolar, com o dinheiro que havia roubado do Caiçara (o desafeto dele) e ainda faz amigos: Gueco e Eimi. Esses serão os primeiros amigos, e inimigos, que Hugo conhecerá em seu primeiro ano estudando magia bruxa.

O que Hugo não esperava é que essa nova fase de sua vida, na escola Korkovado (este é o nome da escola que enviou a carta para ele), ele fosse aprender muito mais do que as disciplinas ensinadas. Aprendeu a ter confiança no próximo, a valorizar a amizade, entre outras coisas. Mas também cometeu muitos erros que quase puseram a escola numa situação lastimável.

É empolgante como a Renata escreve e como deixa a narrativa solta, nos levando a devorar o livro (exceto eu, que sou lerda até mesmo pra livros bons). Os personagens são cativantes. Quem não gostou dos pixies? Ou até mesmo dos anjos? Quem não se irritou com as inúmeras burradas do Hugo? Ah, Hugo eu quis te esganar quando vi o que o Eimi se tornou por causa do "pó mágico".

Recomendo e muito que leiam A Arma Escarlate, mesmo que não curta histórias de bruxinhos. É algo bem diferente e tem coisas que liga a situação real do Rio de Janeiro.

PS:Tem uma parte no livro em que Gislene (que era sua vizinha no morro e também é bruxa) e Hugo veem o futuro do Dona Marta. Cita a existência de um teleférico, mas no mundo real é um plano inclinado. Devo ir fazer pesquisa de campo lá para minha dissertação.

Com a Renata na Bienal do Livro do Rio de Janeiro

NOTA FINAL:
 
Ótimo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se acanhem, podem comentar à vontade