Google+

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Filme: O país dos surdos

Hoje trago a vocês o filme O país dos surdos (Le pays des sourds), espero que curtam.

SINOPSE:
Para milhares de pessoas que vivem no silêncio que semelhanças tem o mundo? Jean Claude, Abou, Claire, Philo e todos os outros, surdos profundos desde o seu nascimento ou primeiros meses de vida, sonham, pensam e comunicam com sinais. Com eles, partimos à descoberta deste país longiquo onde o olhar e o tocar têm muita importância. Este filme conta-nos as suas histórias e leva-nos a ver o nosso mundo pelos olhos deles.


Título: O país dos surdos / Le pays des sourds
País de origem: França/Itália/Reino Unido/Suíça
Gênero: Documentário
Duração: 99 min
Ano: 1992




 
É um documentário que retrata a vida de crianças, jovens e adultos com deficiência auditiva na França. Há imagens do cotidiano mostrando a Educação da crianças, o jovens no trabalho, a formação de uma nova família.

Depoimentos marcantes, principalmente sobre a não compreensão dos familiares, a rejeição de algumas escolas em ensinar a língua dos sinais, a dificuldade em oralizar.

Podemos perceber que algumas pessoas no filme oralizam e utilizam a linguagem de sinais, provavelmente por terem contato desde pequenas. Outras sentem mais dificuldade e conseguem oralizar muito pouco, mas uma parcela retrata que preferem somente sinalizar.

Por fim, vale ressaltar que uma pessoa surda é uma pessoa normal, que precisa de convívio social como qualquer outra.

É um ótimo filme para quem se interessa sobre integração entre pessoas ouvinte e pessoas não-ouvintes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se acanhem, podem comentar à vontade