Google+

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Filme: Shakespeare Apaixonado

Graças a uma amiga querida que me alertou sobre a exibição de "Orgulho e Preconceito" no Universal Channel que pude me dar conta da maratona de filmes que o canal exibia. Graças a isso pude rever (e não me canso disso) Shakespeare Apaixonado (Shakespeare in Love)

SINOPSE
O jovem astro do teatro londrino William Shakespeare (Joseph Fiennes) sofre de bloqueio criativo e não consegue escrever sua peça. Um dia, ele conhece Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma jovem que sonha em atuar, algo proibitivo no final do século XVI. Para burlar o preconceito e ter sua chance, Viola se disfarça de homem e começa a ensaiar o texto de Will, que começou a fluir e passou a dar vazão ao amor entre os dois. O que eles não contavam era com o casamento arranjado pela família entre Viola e Lorde Wessex (Colin Firth).



Título: Shakespeare Apaixonado/Shakespeare in Love
País de origem:  EUA/Reino Unido
Gênero: Comédia dramática
Duração: 83min
Ano: 1999







Primeiramente sou suspeita em falar sobre esse filme, pois eu adoro vê-lo e nunca me canso. Não lembro quando foi a primeira vez que vi, mas sempre quando reprisa lá estou eu vendo.

Meu interesse por Shakespeare Apaixonado se deu pelo fato de William Shakespeare e sua obra Romeu e Julieta, que eu gosto muito. Quando vi que se tratava da peça, me encantei ainda mais.

O filme reconta a criação de peça trágica de Romeu e Julieta por Shakespeare, inicialmente prevista para ser Romeu e Ethel, a filha do pirata, sendo que seria uma comédia. Vemos também o encanto da srta. Viola pelas artes teatrais, fato que a leva frequentar o teatro Rose e a Companhia do Almirante não mais como espectadora.

A partir de sua frenquencia, o romance com Shakespeare se desenrola em conjunto com os ensaios, escondidos, no teatro. Através disso percebemos a parca influência feminina na época, pois era considerado pecado, com direito a posterior fechamento do teatro, a presença de mulheres no corpo de atores de uma companhia teatral.

Conhecemos também um pouco da rainha Elizabeth, uma soberana que gostava das artes. E isso é um fato histórico real, não foi inventado pelo diretor do filme. Agora se ela realmente pediu para que Shakespeare escrevesse Noite de Reis aí é um mistério. rs.

Shakespeare Apaixonado reúne um pouco de comédia, romance, lutas e conhecimento histórico, além dos colírios Joseph Fiennes e Ben Afleck. Garanto que o público feminino vai adorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se acanhem, podem comentar à vontade