Google+

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Filme: O Morro dos Ventos Uivantes

Ontem olhando meu twitter, descubro que o canal Telecine Premium iria passar o filme O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights) baseado na obra literária homônima, e um clássico inglês, da escritora Emily Brontë. Eu já estava com vontade de ler o livro, porém eu resolvi ver o filme antes para ver se ainda assim me interessaria em ler. Cá estou eu trazendo para vocês conhecerem.

SINOPSE
Heathcliff é um jovem pobre de origens desconhecidas adotado por uma rica família na Inglaterra. Com o tempo, ele nutre uma obsessão por Catherine Earnshaw, sua irmã adotiva. Quando descobre que ela irá se casar com Edgar Linton, Heathcliff resolve fugir para fazer fortuna, para que no futuro possa retornar e conquistá-la.



Título: O Morro dos Ventos Uivantes/Wuthering Heights
País de origem: Inglaterra
Gênero: Drama romântico
Duração: 129min
Ano: 2011







A trama de O Morro dos Ventos Uivantes é centrado no amor desenvolvido pelos irmãos adotivos Cathy e Heathcliff, sendo ele um menino que sr. Earnshaw traz para viver com a família, desenvolvendo assim a ira do filho mais velho, Hindley, que não aceita o menino como irmão.


Durante boa parte do filme mostra a convivência difícil de Heathcliff com a família adotiva, piorando após a morte do sr. Earnshaw. Hindley assume a fazenda e coloca o jovem adotivo para trabalhar como criado, descontando nele toda a raiva suprimida. O que faz com que Heathcliff siga em frente é a amizade e o carinho de Cathy.

Porém isso começa a mudar a partir do dia em que os dois adolescentes vão até a propriedade dos novos vizinhos, os Linton, e Cathy é atacada por um dos cães dos proprietários. Depois de receber os cuidados da família e passar um tempo morando com eles, sua relação com Heathcliff sofre grandes abalos e culmina com o fim dela no dia em que ela revela para Nelly, sua babá (não classificaria ela como uma simples empregada, pois ela tem vínculo afetivo com a família), que mesmo apaixonada pelo irmão adotivo, aceitou se casar com Edgar da família Linton. Heathcliff ao ouvir, deixa a fazenda e some por vários anos sem deixar notícias.

Quando ele retorna, sua maior intenção é reconquistar Cathy. Atitudes erradas da parte de ambos culminam com um desfecho triste: a morte de Cathy. Heathcliff perde a razão após isso.

O filme termina assim. Há outros fatos não detalhados e também não fazem muita interferência sobre o que entendi do filme. O que ficou claro é o amor de Cathy e Heathcliff e o ódio de Hindley pelo irmão adotivo. Ódio concentrado em preconceito por Heathcliff ser negro. Preconceito declarado em todo o filme.

Fora isso não entendi mais nada. Durante a parte da volta de Heathcliff, cenas atuais e do passado se misturavam, o que para mim ficou bem confuso. Outra coisa confusa e não explicada foi como o jovem conseguiu fortuna e o que ele fez durante o tempo que esteve fora da fazenda.

Houve também cenas de crueldade com cachorros. Isso doeu muito em meu coração, não tinha necessidade e nem tem interferência no enredo.

Fiquei frustrada com o filme, achei que o livro era a mesma porcaria. Tinha desanimado de pegar emprestado o livro até ler na internet que esse filme é uma versão nova e muda muita coisa do livro. Acho que vou procurar as outras versões ou ler o livro primeiro. 

Enfim, se quiserem ver alguma versão cinematográfica de O Morro dos Ventos Uivantes não vejam essa. Procurem a de 1992 que já me disseram tá bem fiel ao livro.

9 comentários:

  1. ooooi, desculpe incomodar, não sei se é do interesse de vocês, mas indiquei-os a um selinho no nosso blog, espero que ainda não tenham! :)))))

    http://minhametadeleitura.blogspot.com.br
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo o livro, e estou gostando muito até agora. Quando terminar de ler pretendo ver o filme.
    Sempre que eu estou lendo imagino que a Cathy é a Jennifer Lawrence não sei porque kk

    Beijos
    www.worldccpm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não li o livro, mas pretendo fazer isso o quanto antes.
      Gostei do blog, já estou seguindo.

      Excluir
  3. Obrigada. Em breve vou postar aqui no blog e te agradecer.

    ResponderExcluir
  4. Assisti ao filme ontem no TC Premium e tbm me desapontei muitíssimo!!! As cenas de crueldade com animais, nem se fala. De modo geral tive a mesma impressão que vc: de que não entendi nada! Vou tentar ler o livro e tbm assistir a outra versão do filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que alguém sentiu a mesma coisa que eu, estava me achando única nessa opinião. Um amigo meu viu a versão mais antiga e me falou que segue bem o livro e todos que leem o livro fala que é mt bom. Vou pegar emprestado o livro para ler, quem sabe eu goste né? E se vc gostar do livro ou da outra versão, não deixe de opinar.
      Mt obrigada.

      Excluir
  5. Oi Carol,
    assisti ontem uma versão para o cinema diferente dessa, mas bem parecida. Eu li o livro há uns 3 anos e tive que voltar a ler umas partes para lembrar o porquê de alguns fatos. Tudo bem que pelo menos eles não mudaram a história, mas não dá pra entender só vendo o filme. Eu recomendo muito a leitura do livro, você vai adorar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rachel!
      Desculpa a demora para responder. Você não é a primeira pessoa a me recomendar a leitura do livro. Pelo jeito vou ter que ler mesmo o livro (meu noivo tem).
      Obrigada pela visita. :)

      Excluir

Não se acanhem, podem comentar à vontade